sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mulheres que Brilham *

O Instituto Escola Viva  aposta no Sonho dos Seres Viventes, sejam estes pessoas humanas ou não humanas: Gente, Bicho ou Planta!

O proposito dentre toda Capacidade Técnica que possui é plantar sementes de Amor a cada momento compartilhado do Sonho de cada UM.

Arte, Cultura, Espiritualidade, Ciência. Consciência, Humildade, Aceitação.

Amizade, Solidariedade, Pertencimento , Conhecimento, sobretudo Sabedoria de assumirmos que Somos Um.


Com Amor no Coração :)

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fernando Pessoa

A LITERATURA DRAMÁTICA é uma subespécie de literatura narrativa, e esta uma espécie do gênero literatura. A literatura é a expressão verbal de um temperamento; a literatura narrativa a forma objetiva dessa expressão verbal; a literatura dramática a forma maximamente objetiva — ou seja, a forma sintética dessa expressão objetiva. 

Um drama não é mais que um romance na sua forma máxima de síntese possível. Ê por atingir esta objetividade máxima que ele pode receber a aparência de vida, isto é, que ele pode ser simulado num palco por pessoas a que se chama atores.

As qualidades possíveis do drama resultam, portanto, de três origens. Há as que ele tem em comum com todas as formas literárias, visto que ele é literatura; há as que ele tem, mais particularmente, em comum com todas as narrativas literárias; e há as que lhe são próprias como forma maximamente sintética da narrativa literária.

Na Floresta do Alheamento

Sei que despertei e que ainda durmo. O meu corpo antigo, moído de eu viver, diz-me que é muito cedo ainda. . . Sinto-me febril de longe. Peso-me não sei por quê. ..
Num torpor lúcido, pesadamente incorpóreo, estagno, entre um sono e a vigília, num sonho que é uma sombra de sonhar. 

Minha atenção boia entre dois mundos e vê cegamente a profundeza de um mar e a profundeza de um céu; e estas profundezas interpenetram-me, misturam-se, e eu não sei onde estou nem o que sonho.

Um vento de sombras sopra cinzas de propósitos mortos sobre o que eu sou de desperto. Cai de um firmamento desconhecido um orvalho morno de tédio. Uma grande angústia inerte manuseia- me a alma por dentro,  incerta, altera-me como a brisa aos perfis das copas. 

Na alcova mórbida e morna a antemanhã de lá fora é apenas um hálito de penumbra. Sou todo confusão quieta. . . Para que há de um dia raiar?. . . 

Custa-me o saber que ele raiará, como se fosse um esforço meu que houvesse de o fazer aparecer. Com uma lentidão confusa acalmo. Entorpeço-me. Boio no ar, entre velar e dormir, e uma outra espécie de realidade surge, e eu em meio dela, não sei de que onde que não é esse. ..

Surge mas não apaga esta, esta alcova tépida, essa de uma floresta estranha. Coexistem na minha atenção algemada as duas realidades, como dois fumos que se misturam. Que nítida de outra e de ela essa trêmula paisagem transparente!

terça-feira, 1 de abril de 2014

No que podemos Servir?



Ações Criativistas, Palestras, Campanhas, Projetos Educacionais, Culturais, Contratos, Convênios, Termo de Cooperação Técnica, Núcleos Operacionais, Valores Humanos, Capacitação Profissional, Associativismo e Cooperativismo, Economia Solidária, Agricultura Familiar.



Ações Criativistas - A ludicidade como meio para o desenvolvimento de uma educação integral que abranja as dimensões do pensar, do   sentir e do agir, voltada para o ser consciente do corpo, da emoção, e do espírito,  que atua no momento presente da ação.


Palestras Vivenciais - São recursos excelentes elaborados para reforçar objetivos, provocar participantes, propor novas idéias e estimular para a ação unindo conteúdo com entretenimento. Enquanto aprendemos, nos divertimos e praticamos a aprendizagem. 


Campanhas - Conjunto de esforços para um fim determinado. Toda campanha possui um conceito e um tema. O conceito é a imagem do que queremos transmitir. É o diferencial. O tema é o que move e está inserido dentro do conceito, ou seja, a forma que se vai transmitir a ideia; ele quem vai amarrar toda campanha.

Principais tipos de campanhas: Institucionais, Sociais, Educativas, Governamentais, Eleitorais, Cooperativas, Industriais, Promocionais.
Projetos Educacionais, Culturais - Na filosofia existencial, um projeto é aquilo para que tende o homem e é constitutivo do eu verdadeiro.

Projetos são planos para a realização de um ato e também pode significar desígnio, intenção, esboço. Esta é uma palavra oriunda do termo em latim projectum que significa “algo lançado à frente”.

Um projeto pode ser um plano geral de uma determinada obra, e é constituído por um conjunto de documentos que contêm as instruções e determinações necessárias para definir a construção de uma obra. 

Um projeto consta de peças desenhadas, memória descritiva, medições, orçamento e caderno de encargos. 

Contratos, Convênios, Termo de Cooperação Técnica - São documentos de nivelamento e disseminação de conceitos, requisitos e procedimentos que disciplinam a aplicação de recursos públicos.

Através da formalização de Convênios e Termos de Cooperação, visamos o aperfeiçoamento do relacionamento entre a Financiadora de Estudos e os Projetos. Para tal finalidade, este documento adota uma linguagem direta, com
orientações objetivas e informações sobre a modalidade de apoio financeiro.

Núcleos Operacionais - são um modelo de compreensão organizacional para o desenvolvimento de estratégias. Envolvem a assimilação de partes, ideais básicas das organizações, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais como elementos envolvidos na proposta teórica, tipos de gestão estratégica mais adequados para os diferentes núcleos operacionais. 
















Capacitação Profissional - Capacitar é tornar o profissional habilitado para desempenhar uma função, isto é, qualificar a pessoa para determinado tipo de trabalho. Preparando-os para adaptar-se às diversas situações do dia a dia de um ambiente de trabalho e, assim, resolve-las de forma eficaz e rápida.

Uma boa capacitação não só dá plena possibilidade para o exercício de determinadas profissões,com hábitos e atitudes que atendam às exigências do setor de trabalho.


Associativismo e Cooperativismo - São instrumentos vitais para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica.

É por meio de uma associação que a comunidade se fortalece e tem grandes chances de alcançar objetivos comuns.  
Economia Solidária, Agricultura Familiar -Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. 

Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.