terça-feira, 1 de abril de 2014

No que podemos Servir?



Ações Criativistas, Palestras, Campanhas, Projetos Educacionais, Culturais, Contratos, Convênios, Termo de Cooperação Técnica, Núcleos Operacionais, Valores Humanos, Capacitação Profissional, Associativismo e Cooperativismo, Economia Solidária, Agricultura Familiar.



Ações Criativistas - A ludicidade como meio para o desenvolvimento de uma educação integral que abranja as dimensões do pensar, do   sentir e do agir, voltada para o ser consciente do corpo, da emoção, e do espírito,  que atua no momento presente da ação.


Palestras Vivenciais - São recursos excelentes elaborados para reforçar objetivos, provocar participantes, propor novas idéias e estimular para a ação unindo conteúdo com entretenimento. Enquanto aprendemos, nos divertimos e praticamos a aprendizagem. 


Campanhas - Conjunto de esforços para um fim determinado. Toda campanha possui um conceito e um tema. O conceito é a imagem do que queremos transmitir. É o diferencial. O tema é o que move e está inserido dentro do conceito, ou seja, a forma que se vai transmitir a ideia; ele quem vai amarrar toda campanha.

Principais tipos de campanhas: Institucionais, Sociais, Educativas, Governamentais, Eleitorais, Cooperativas, Industriais, Promocionais.
Projetos Educacionais, Culturais - Na filosofia existencial, um projeto é aquilo para que tende o homem e é constitutivo do eu verdadeiro.

Projetos são planos para a realização de um ato e também pode significar desígnio, intenção, esboço. Esta é uma palavra oriunda do termo em latim projectum que significa “algo lançado à frente”.

Um projeto pode ser um plano geral de uma determinada obra, e é constituído por um conjunto de documentos que contêm as instruções e determinações necessárias para definir a construção de uma obra. 

Um projeto consta de peças desenhadas, memória descritiva, medições, orçamento e caderno de encargos. 

Contratos, Convênios, Termo de Cooperação Técnica - São documentos de nivelamento e disseminação de conceitos, requisitos e procedimentos que disciplinam a aplicação de recursos públicos.

Através da formalização de Convênios e Termos de Cooperação, visamos o aperfeiçoamento do relacionamento entre a Financiadora de Estudos e os Projetos. Para tal finalidade, este documento adota uma linguagem direta, com
orientações objetivas e informações sobre a modalidade de apoio financeiro.

Núcleos Operacionais - são um modelo de compreensão organizacional para o desenvolvimento de estratégias. Envolvem a assimilação de partes, ideais básicas das organizações, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais como elementos envolvidos na proposta teórica, tipos de gestão estratégica mais adequados para os diferentes núcleos operacionais. 
















Capacitação Profissional - Capacitar é tornar o profissional habilitado para desempenhar uma função, isto é, qualificar a pessoa para determinado tipo de trabalho. Preparando-os para adaptar-se às diversas situações do dia a dia de um ambiente de trabalho e, assim, resolve-las de forma eficaz e rápida.

Uma boa capacitação não só dá plena possibilidade para o exercício de determinadas profissões,com hábitos e atitudes que atendam às exigências do setor de trabalho.


Associativismo e Cooperativismo - São instrumentos vitais para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica.

É por meio de uma associação que a comunidade se fortalece e tem grandes chances de alcançar objetivos comuns.  
Economia Solidária, Agricultura Familiar -Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. 

Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário