sábado, 5 de julho de 2014

Vamos Começar * Programa Mais Cultura nas Escolas


Finalmente após toda a demanda mundial que envolve a Copa do Mundo 2014, os Ministérios da Educação e da Cultura divulgaram a segunda relação de escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio inovador selecionadas para receber recursos do Programa Mais Cultura nas Escolas.

Ação conjunta do MEC e do MinC, o programa selecionou projetos criados dentro de nove eixos temáticos. O objetivo é incentivar o diálogo entre as linguagens artísticas e a diversidade cultural do país.

Nesta primeira edição do programa, as escolas concorreram ao repasse de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que varia de R$ 20 mil a R$ 22 mil. 

E é com muita alegria e responsabilidade que o Instituto Escola Viva, como iniciativa cultural e parceira das comunidades escolares, especialmente da Escola Municipal Professora Wanderléia Aparecida do Prado Nascimento, em Carmo da Cachoeira, contemplada pelo Programa, dará início à implantação e execução do projeto, que  para cumprir sua finalidade abrangerá atividades dos Eixos: 

Criação, Circulação e Difusão de Produção Artística, Cultura Digital, Comunicação e Tradição oral. 

O objetivo da iniciativa é Contribuir para o desenvolvimento gradual da individualidade dentro de uma proposta educativa de abertura para o mundo com toda sua diversidade, abertura que possa ser interiorizada e compreendida a partir de perspectivas próprias, levando os participantes da “comunidade escolar” à visão da evolução humana, no seu inter-relacionamento com a Natureza e com os demais seres humanos.

Subsídios para que o educando possa conquistar sua real liberdade, participando da obra do bem comum, respeitando os valores de Paz, Amor e Fraternidade.

Proporcionando o aprimoramento dos educadores educandos e comunidade escolar, utilizaremos as seguintes ferramentas: 

Circo,Teatro, Dança, Artes visuais e plasticas, Mimica, Música,buscando valorizar a tradição oral como transmissora de sabores e saberes, costumes e memórias. 

Adotaremos em sua essência metodológica a multidisciplinaridade, pois faz apelo à contribuição de diferentes disciplinas e cuida para que os interesses próprios a cada uma dessas disciplinas sejam preservados, conservando-se assim sua autonomia e objetos particulares.

Por outro lado, também é fato a interdisciplinaridade estabelecida pela intercomunicação efetiva entre as disciplinas, pelo intercâmbio contínuo entre os participantes, o que fomenta o trabalho em equipe, enriquecerá o processo ensino-aprendizagem, multiplicando as fontes de conhecimento para todos.


O projeto tem como área de intervenção a arte-educação, entretanto, estará também trabalhando com Formação de Público, Produção Cultural e Produção digital. 

Objetivo geral é expressar e saber comunicar-se em todas as linguagens artísticas mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e apreciar produções artísticas.

Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utiliza-los nos trabalhos pessoais com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando e aprimorando a própria produção e a dos semelhantes;

Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados dos trabalhos do artista;

O Plano de Atividade metodológica reúne:

Valores e atitudes alinhadas,com respeito à participação de todos; O segmento aborda a utilização das diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal, entre outras, como meio para o educando posicionar-se, sentido-se parte integrante e responsável com o meio ambiente e consigo estando apto a “aprender a aprender”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário