domingo, 19 de outubro de 2014

Encontro 7 e 8 * Valor: Introspecção


Palavras Chaves : Auto-exame dos pensamentos, impressões, sentimentos próprios, e consciência; observação e análise dos processos da própria mente e coração.

Introspecção é o ato pelo qual observamos os conteúdos de nossos próprios estados mentais, tomando consciência deles. 

Dentre tais conteúdos passíveis de introspecção, estão as crenças, as imagens mentais, memórias, sejam elas visuais, auditivas, olfativas, sonoras, tácteis...

Também as intenções, as emoções e o conteúdo do pensamento:conceitos, raciocínios e associações de idéias. 

Há um debate contemporâneo nos campos da Epistemologia e da Filosofia da Mente acerca da natureza, das características e da validade do conhecimento gerado pela introspecção (autoconhecimento). 

Um exemplo de questão levantada neste âmbito é a seguinte: Na introspecção, temos acesso direto (não mediado) ao objeto?

Muitos filósofos usaram esse método de investigação que é estimulado a partir de um dos sete apotegmas mais famosos da filosofia de Sócrates ao propôr: 

"Conhece-te a ti mesmo". 

Dentro da Sabedoria Ancestral, a Introspecção é a palavra da medicina do Urso...


A força do Urso é o poder da introspecção. Situa-se no Oeste na Grande Roda da Vida. 
O Urso procura o mel, ou a doçura da Verdade, dentro do buraco de uma velha árvore. 

No inverno, quando reina a Rainha do Gelo e a face da morte está sobre a Terra, o Urso entra no recato da toca para hibernar, para digerir a experiência do ano. 

Diz-se que nossos objetivos também residem no Oeste. Para realizar as metas e sonhos que carregamos, a arte da introspecção é necessária.

Para se tornar como o Urso e entrar para proteção da toca, devemos nos harmonizar com as energias da Mãe Eterna e receber o alimento do planeta do Grande Vazio. 

O Grande Vazio é o lugar onde todas as soluções e respostas vivem em harmonia com as questões que preenchem nossas realidades. 

Se acreditarmos que há muitas questões em relação à vida, devemos também acreditar que as respostas para estas questões estão entre nós. 

Todo ser tem a capacidade de aquietar a mente, ficar em silêncio e conhecer. Muitas tribos chamaram este espaço do conhecimento interior de Alojamento do Sonho, onde a noite da ilusão da realidade física encobre a expansibilidade da eternidade. 

É no Alojamento do Sonho que nossos ancestrais reúnem-se em conselho e informam-nos a respeito dos caminhos que conduzem a nossos objetivos. 

Este é o poder do Urso.

A receptiva energia feminina que há séculos permitiu a visionários, místicos e xamãs profetizarem está contida nesta energia muito especial do Urso. Na Índia, a toca simboliza a toca de Brahma. 
A caverna de Brahma é considerada a glândula pineal que se situa no centro dos quatro lóbulos do cérebro.

O Urso está no Oeste, o lado intuitivo, o cérebro direito. Para hibernar, o Urso vai para a toca, que é o centro dos quatro lóbulos, onde fica a glândula pineal. 

Na toca, o Urso busca respostas, enquanto está sonhando ou hibernando...

O Urso, então, renasce na primavera, como as flores que se abrem nesta estação.
Todos que buscam o sonho e visões percorreram o caminho do silencio, tranquilizando-se internamente, chegando ao local dos ritos de passagem – o canal ou glândula pineal. 

Da toca do Urso você encontra o caminho para o alojamento do Sonho e os outros níveis de imaginação ou consciência. 


Na semana do saco cheio, aqui no sul de minas, as escolas não têm aula...Pressupomos que seja uma trégua para a comunidade escolar que se recolheu em seus lares, seus lugares de sonho...

Nossos encontros, do projeto circo escola - Programa mais cultura foram virtuais, introspectivos e institucionais...
Para finalizar o dia, contudo, para as crianças, um vídeo sobre Brincadeiras do Circo!

Planejamento
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário