quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A Música

 

A música é entendida como um processo contínuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar, refletir. O percurso do educador deve ser traçado junto com as crianças.  Percurso único, significativo, verdadeiro e possível.


Reflexões
O que é música? Porque existe música?

Buscamos refletir sobre a presença e o porquê do som, do silêncio e da música na vida de cada um. Sobre o som e o silêncio: Perceber gestos e movimentos sob forma de vibração sonora é parte de nossa integração com o mundo que vivemos. 
CLIQUE, OUÇA...

Som é tudo que soa. Tudo que o ouvido percebe sob forma de movimentos vibratórios.

E o silêncio? Embora entendamos por silêncio a ausência de som, a ele na verdade correspondem  os sons que já não podemos ouvir. Tudo vibra em permanente movimento, mas nem toda vibração transforma-se em som para os nossos ouvidos.

Som e Silêncio são parte de uma única coisa, opostos complementares. Devemos perceber o silêncio como outro aspecto de um mesmo fenômeno e não apenas como ausência de som.

Porque de sua importância? Indispensável contribuição à formação de seres humanos sensíveis, criativos e reflexivos.

Sabemos que existem camadas criadas pelas personalidades, por hábitos arraigados, e por crenças errôneas que obscurecem a livre manifestação ou exteriorização destas chamas.

Os mestres de sabedoria também falam das três portas que devemos cuidar, para melhor expressão do fogo interior: 


A porta do corpo - a oca (a casa) do espírito, tecida pelas forças da natureza como a árvore da vida que "hospeda" boas e más energias. 


A porta da fala - o som como energia condutora do poder criador; o som que derruba muralhas; o som que integra e expande luz.

A porta da mente - as cinco inteligências; os três "eus"; os quatro cavaleiros da revelação.


Como abrir caminho, liberando estas camadas, em direção às ardentes chamas? 

Como cultivá-las?

Como expressá-las em benefício próprio e coletivo?

Quais ferramentas temos à disposição para esta tarefa evolutiva que pulsa em nosso interior? 


Origem  da Música?  

As épocas remotas apontam para a música como uma consciência mágica, mítica, responsável pela transformação de sons em música e seres humanos em seres musicais, produtores de significados sonoros.
Músicas da Música:

Samba, Maracatu, Blues, Jazz, valsa, rap, clássica, canto gregoriano, a música aleatória, infantis... são expressões sonoras que refletem a consciência, o modo de perceber, pensar e sentir dos indivíduos, comunidades, culturas regiões em seus processos históricos.






BATERIA
ACORDEON (SANFONA)





    

        
          ATABAQUE 
         (PERCUSSÃO)


               PIANO
             (CORDAS)









         MARACAS
(PERCUSSÃO)

                                              
 





TROMPETE
(SOPRO)





                                        VIOLINO
(CORDAS)









SAXOFONE
 (SOPRO)




           
PANDEIRO

VIOLÃO(CORDAS)


FLAUTA DE BAMBU
 Vamos pesquisar mais instrumentos?


Qualidades do Som
Altura – Grave ou Agudo dependerá da frequência de suas vibrações por segundo. Quanto menor a frequência da onda sonora, mas grave será o som e vice versa.
Ex: Pio do pássaro, trovão, violino, contra baixo.

Duração – Um som pode ser medido pelo tempo de sua ressonância. Sons curtos ou longos.
Ex: Madeira e Metal.

Intensidade – Um som pode ser medido pela amplitude de sua onda. Forte ou Fraco.

Timbre – Característica que personaliza cada som. O timbre é a cor do som. Depende do material e do modo de produção do som.

Música como Jogo
Jogo sensório motor – exploração do som e do gesto.

Jogo Simbólico – valor expressivo e significação do discurso musical.

Jogo com regras – organização e estruturação da linguagem musical.

A criança é um ser brincante! Quero saber o que vocês ouviram e não somente o que viram.


Material para Construção de Instrumentos

Sucatas e recicláveis: latas, caixas de papelão, potes plásticos, embalagens, tubos de papelão, de PVC, conduítes...

Grãos, Sementes, Cabaças, Conchas, pedrinhas, rolhas, elásticos, fios de nylon, bexigas, fita crepe, tesoura, cola, alfinetes, pregos, parafusos, serras, martelos, alicates, chave de fenda...Tintas, Barbantes, durex colorido, tecidos, papel colorido...


A oficina de construção de instrumentos deve ser um espaço lúdico de pesquisa e criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário