domingo, 9 de março de 2014

Brincadeira!


As atividades lúdicas como jogos, brincadeiras e brinquedos fazem parte do mundo das crianças. 

Considerando que “brincar” é a atividade principal da criança, seja dos povos antigos até os dias atuais, na qual a mesma expressa sua interação com o mundo, seus valores, modos de pensar agir, etc. 

O jogo e a brincadeira, além de educar, satisfazem uma necessidade natural da criança. É uma atividade física e mental que integra várias dimensões do desenvolvimento humano: cognitiva, afetiva e psicomotora. 

As atividades lúdicas são formas de expressar a corporeidade. Desta maneira a criança está operando sobre objetos, interagindo com o outro, desenvolvendo estruturas mentais, sócio-afetivas e motoras.

A ludicidade é uma atividade que nos favorece na formação do caráter, nas estruturas físicas, mentais, emocionais, cognitivas e sociais da criança, que é de suma importância para nosso desenvolvimento na infância de uma maneira saudável, agradável e harmoniosa no grupo de pessoas que convivemos.
No tema ludicidade estão incluídos os jogos simples e jogos com regras, rodas cantadas, brinquedos, brincadeiras de faz-de-conta. Para a criança, uma das formas naturais e mais eficientes de expressar sua corporeidade é de forma lúdica, através do brinquedo, do jogo e das brincadeiras.

Cada vez mais está ganhando espaço na escola, pois a criança de maneira prazerosa adquire novos conhecimentos, e aplica seus conhecimentos no seu cotidiano, constrói novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e ao mesmo tempo, ajuda o professor a conhecer e avaliar o crescimento da aprendizagem do educando. 

Viver de acordo com sua natureza, tratada corretamente, e deixada livre, para que use todo o seu poder. A criança precisa aprender cedo como encontrar por si mesma o centro de todos os seus poderes membros, para agarrar e pegar com suas próprias mãos, andar com seus próprios pés, encontrar e observar com os próprios olhos. 

É isso aí pessoal, no ato de brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos, sabendo que estão brincando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário