domingo, 2 de março de 2014

Um por Todos. Todos por Um

1.0 – IDENTIFICAÇÃO

PROJETO: UM POR TODOS, TODOS POR UM – REDE DE AÇÕES PEDAGÓGICAS E TRANSDISCIPLINARES. (ESCOLA E CIDADANIA)

2.0 – REDE DE AÇÕES 

•SEMINÁRIOS PEDAGÓGICOS - CAPACITAÇÃO

•RODAS DE DIÁLOGOS TRANSDISCIPLINARES - VIVÊNCIAS

•EVENTOS SÓCIOS CULTURAIS – CULTURA ESPORTE E LAZER

•PRODUÇÃO DE MATERIAL MULTIMÍDIA – CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO

3.0 – ENTIDADES PARCEIRAS

•SEC – SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO

•SECRETARIAS MUNICIPAIS

•APLB

•ESCOLAS E UNIVERSIDADES

4.0 – REALIZAÇÃO

INSTITUTO ESCOLA VIVA
5.0 – HISTÓRICO DA ENTIDADE

O Instituto Escola Viva, pessoa jurídica de direito privado, constituída em 11 de junho de 2009, é uma associação civil com fins não econômicos, de natureza educacional, sem vínculos políticos ou religiosos, com prazo indeterminado de duração, e com sede no município de Carmo da Cachoeira, e Comarca de Varginha, Estado de Minas Gerais. 

O Instituto Escola Viva tem por finalidade promover e ser mantenedora de projetos e ações educacionais, culturais, e sócio-ambientais, voltadas à promoção da vida, à expansão da consciência, e ao reequilíbrio nos seres desprovidos de vitalidade e/ou condições de desenvolvimento integral, através do estímulo ao serviço altruísta, catalisando e coordenando os movimentos de pais, alunos, corpo docente, associados, parceiros, e colaboradores diversos, para a efetivação das unidades educacionais “Escola Viva”.

O Instituto Escola Viva tem por objetivos específicos:

I. Criar e manter a unidade educacional “Escola Viva” para ministrar, paulatinamente, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Alfabetização de Adultos; Escola integrada em tempo integral; bem como, para capacitar de forma continuada professores e multiplicadores de formação multidisciplinar; para promover cursos, palestras, vivências, seminários, de cunho instrutivo e interesse generalizado, e outras atividades extra-curriculares, como campanhas educativas e atividades lúdico-culturais, fomentando a paz, a cidadania, garantindo o resguardo dos direitos humanos; e, finalmente, para atuar como elo entre as comunidades leigas, técnico-científicas, empresariais, governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, sem, contudo, afastar-se de sua natureza de entidade mantenedora sem fins lucrativos;

II. Promover uma educação para a paz, fundamentada nos princípios de fraternidade, provendo meios e estímulos para seu aperfeiçoamento, considerando a globalidade do ser e o universo em que ele se encontra, tornando-o apto a agir com consciência grupal;

III. Instruir, estimulando o aprimoramento da consciência e a sutilização do ser;

IV. Promover, sustentar e proteger a vida humana, a vida animal, a vida vegetal e a vida mineral;

V. Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável;
VI. Prestar assistência e amparo às pessoas carentes, de modo a satisfazer suas necessidades básicas de alimentação, vestuário, saúde e higiene, em especial, prestar assistência emergencial em situações de calamidade pública generalizada e/ou em situações de risco e vulnerabilidade individual ou coletiva;

VII. Promover o sistema de gestão associativa, visando fomentar e acompanhar o impulso que norteia o desenvolvimento de uma “escola viva”, dinâmica, integrativa, multiplicadora de ações voltadas ao bem comum.

No desenvolvimento de suas atividades, a associação não fará qualquer discriminação de origem, raça, cor, sexo, gênero, idade, nacionalidade, credo político ou religioso, e quaisquer outras formas de discriminação.


Para cumprir sua finalidade, o Instituto Escola Viva poderá abranger tantos Núcleos de Trabalho, Comissões, Comitês, Unidades, Coordenadorias Técnicas, e/ou Redes de Serviço, quantos forem necessários, e ao longo do tempo criadas, segundo interesses comuns, disponibilidades, e oportunidades, e que se regerão pelas disposições estatutárias.

Realizar eventos diversos; desenvolver e ceder veículos de comunicação, programas, estudos e projetos; captar e realizar doações; fomentar apoios e patrocínios; promover intercâmbios; firmar contratos, convênios, acordos diversos, tanto com o poder público quanto com instituições privadas, nacionais ou internacionais, segundo seu plano de ações, utilizando todos os meios lícitos, com expressa obediência à legislação vigente, aplicando seu resultado operacional integralmente no desenvolvimento dos objetivos institucionais.


6.0 – APRESENTAÇÃO

O que mudará o nosso planeta é a consciência. O que cria a consciência é a educação. O que permite a educação é a liberdade. Criar consciência. Para isso Instruir.

Um por Todos, Todos por Um (Escola e Cidadania) é uma Rede de Ações Pedagógicas e Transdisciplinares construídas, dirigidas e direcionadas para os Profissionais da Educação com a COMUNIDADE ESCOLAR, e Validadas por eles.  

A Rede pretende desenvolver suas Ações durante um ano de construção, realizadas a partir de Seminários Pedagógicos, Eventos sócios culturais e Produção de Material Didático Multimídia. 

A Educação já definida como o ato de fazer emergir o que está dentro, mostra-nos com muita clareza que educar é conduzir o ser em desenvolvimento a seu pleno dinamismo de crescimento e complexidade da existência. 

Educar significa ajudar a acordar, ajudar a encontrar no próprio ser o ímpeto, a vontade de descobrir, de crescer, de progredir. UM POR TODOS, TODOS POR UM, constrói um conceito de educação, onde sua argumentação sustenta-se nos sentidos apreendidos nas diversas interpretações existentes no campo do pensar/ saber, sentir e agir, promovendo a valorização de todos, bem como, contribuindo para o incremento de uma melhor qualidade de vida, ensino e aprendizado.

6.0 - OBJETIVO GERAL

Desenvolver dentro das escolas uma rede de ações pedagógicas e transdisciplinares ressaltando a prática educacional, reflexões a cerca da realidade do educador/ educando enquanto cidadãos, dentro e fora do contexto educacional.

7.0 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Contribuir para segurança e bem estar dentro do ambiente educacional

•Estimular a troca de conhecimentos e informações teórico práticas. 

•Capacitar Gestores, Educadores e Funcionários da Escola.

•Desenvolver a criatividade dentro do ambiente educacional

•Realizar Seminários Pedagógicos

•Realizar a Arena Social Multimídia

•Introduzir o estudo da Ludologia no ensino infantil e fundamental

•Iniciar o estudo da consciência 
•Produzir material didático multimídia da rede

4.0 - JUSTIFICATIVA 

A Educação como ferramenta de conhecimento, entretenimento e ludicidade, expandiu-se se tornando espaço de crescimento e desenvolvimento do educador/ educando como ser humano integral que é. UM POR TODOS, TODOS POR UM, insere-se com fundamento no entendimento de que o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, tendo como instrumento as ações pedagógicas e transdisciplinares, causa um alargamento nas relações sociais do homem para consigo, com os outros e com o meio ambiente ao seu redor.

Pautado na formação de rede de ações nos ambientes educacionais, o evento conjuga a realização de Seminários pedagógicos, vivências transdisciplinares, e eventos sócios culturais.

Através de sua programação anual, a rede propõe ações articuladas, com vistas a um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e social. Direito de todo cidadão brasileiro. 

Hoje com a tecnologia e a quantidade, cada vez maior, de informações que a escola está submetida, é necessária a construção de opiniões e posturas por meio de seus educadores e educandos, que reflitam e dialoguem com a sociedade. 

Nesse sentido, este espaço não pode apenas reproduzir, tampouco se calar diante das constantes mudanças e surgimentos de novos paradigmas sociais, sendo necessário que o ambiente da escola fomente a criatividade e o diálogo.

5.0 – PÚBLICO ALVO

Gestores sociais, Educadores, Educandos, Funcionários do ambiente educacional de diversas faixas etárias, das redes pública, particular, Fundamental, Médio e Superior.

DIRETO – Educadores, Educandos e Funcionários educacionais.
INDIRETO – Pais, Amigos e Afins da Escola 

6.0 – ATIVIDADES PREVISTAS

6.1 - Seminários Pedagógicos – Temas:

•A educação e os novos paradigmas: Politicas Educacionais Contemporâneas, Objeto de Novas Estratégias Educacionais.

•A escola inclusiva: Estado, Democracia e Educação - Construindo a Consciência Social.

•A gestão e o financiamento da escola.

•A formação permanente do Profissional da Educação.

•A Educação em áreas de risco da cidade

•A construção de novas escolas e a realidade fundiária de Minas gerais e Salvador.

•O Esporte, A Cultura e o Lazer na Escola

6.2 - Eventos Sócios Culturais

•Arena Educacional Multimídia

•Arena Educacional da Copa

•Encantar: Encontro de Corais das Escolas

•Ateliê de Idéias: I Sarau Educacional das escolas 

•Um por Todos, Todos por Um: Rede de Ações pedagógicas e Transdisciplinares.

6.3 – Criação, Produção e Edição de Material multimídia da Rede Educacional.

•Livros, cd’s e DVD multimidia.

7.0 – METODOLOGIA

 Arena Educacional da Copa

Neste espaço multiuso estaremos envolvendo a comunidade educacional no ambiente e nos debates sobre esse evento mundial. Em 2014 estaremos sediando a Copa 2014 temos o desfio de incluir os nossos jovens nesse debate.

Será uma estrutura que envolve campo de futebol, museu do futebol, a exibição de filmes sobre o futebol, a formatação de cursos de qualificação, preparando os jovens para as oportunidades geradas pela copa.

Encantar: Encontro de Corais das Escolas

Sabemos que a Secretaria da Educação realiza um grande festival de música. Porém, o que estamos propondo é reunir os diversos corais existentes nos estados para que esses possam apresentar os seus trabalhos.

Ateliê de Idéias: I Sarau Educacional das Escolas 

Espaço desenvolvido com a finalidade de dialogar com as habilidades artísticas, culturais e lúdicas do saber, contando com apresentações de poetas, cantores, atores, artistas plásticos e filósofos em parceria com educandos e educadores.

Um por Todos, Todos por Um: Rede de Ações pedagógicas e Transdisciplinares.

Um evento onde o centro é a potencialização do bom uso dos laboratórios de informática das escolas. Buscando e fomentando as boas práticas no campo das novas tecnologias.

Criação, Produção e Edição de Material multimídia da Rede Educacional.

•Livros, CDs e Dvds multimídia.

Agora, é continuar... 

8.0 – CRONOGRAMA FÍSICO DAS AÇÕES
              
SEMINÁRIOS PEDAGÓGICOS
RODAS DE DIÁLOGOS
EVENTOS SÓCIOS CULTURAIS
PRODUÇÃO MATERIAL MULTIMÍDIA

8.1 – DESCRITIVO DAS AÇÕES

9.0 – RESULTADOS ESPERADOS OU IMPACTOS DO PROJETO

10.0 – METAS QUANTITATIVAS

11.0 – METAS QUALITATIVAS

12.0 – EQUIPE TÉCNICA

12.1 - FUNÇÕES

13.0 – PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

ITEM CONCEDENTE CONVENENTE VALOR

Infra- Estrutura
R$ 1.500.150,50
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R$ 1.500.150,50

Comunicação
R$ 152.000,00
        ------------------
R$ 152.000,00

Palestrantes e Consultores
R$ 459.643,40
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R$ 459.643,40

Material Didático
R$ 250.061,19
------------------
R$ 250.061,19
              
TOTAL 2.000.000,00
        ------------------
2.000.000,00

14.0 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

Vamos?              

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