Definitivamente, nenhuma alegria pode se igualar à alegria de servir aos outros.
Assim como a natureza do Sol é aquecer e iluminar, a natureza da Chuva é molhar e vivificar, e a natureza da Flor é perfumar e embelezar - a verdadeira natureza do Ser Humano é Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência.
Um Ser Humano que não manifesta essas qualidades, é como um Sol sem calor nem luz, como uma "Chuva que não molha". Não está sendo verdadeiramente humano.
O homem vive na terra para aprender, antes de tudo, a arte de ser homem, e depois a arte de ser divino. Vista assim, a vida é uma aventura, onde cada ação, cada pensamento e cada palavra do homem pode manifestar a divindade que está latente.
O egoísmo do homem é a causa de todos os seus males.
O que é o egoísmo?
Conhecer Deus é o empreendimento mais importante da vida. O homem deve conhecer Deus, sentir Deus, falar com Deus. Isto é realização. Isto é religião. De nada vale conhecer todas as outras coisas quando se desconhece Deus.
Assim sendo, está claro que a grande aventura do jogo da vida consiste em descobrir a si mesmo, ou seja, remover a capa de egoísmo que envolve a nossa própria essência divina. O mundo exterior é apenas o cenário dessa aventura.
A fonte da verdadeira felicidade não é meramente a conquista material, mas a conquista do próprio universo interior. Ao nos estabelecermos firmemente nessa fonte interior, manifestamos a paz e o amor que queremos para o mundo.
Como alcançar a vitória nesse empreendimento?
Assim como temos que quebrar a casca do cocô para saboreá-lo, como podemos "quebrar a casca do ego" para saborear a "divindade interior"?
Da mesma forma como duas asas são essenciais para um pássaro alçar voo ao céu, e duas rodas são necessárias para uma carroça mover-se, dois tipos de educação, material e espiritual, são necessárias para que o homem atinja seu objetivo na vida.
A espiritual destina-se à vida, enquanto a material a um meio de vida.
A necessidade de educação espiritual é urgente. Uma educação onde os Valores Humanos estão ausentes contribui hoje para a construção de uma sociedade egoísta e competitiva onde, apesar do progresso tecnológico, nunca se viu tanta injustiça e violência.
As pessoas vivem com medo,desconfiança,inveja, ansiedade,raiva, depressão e outros distúrbios mentais e emocionais, sem o menor conhecimento de suas causas e, menos ainda, de sua cura.
O sistema educacional moderno prepara consumidores de informação, e peças para a engrenagem do mercado de trabalho. E o caráter dos estudantes? O que fazer com toda essa informação?
Criar competição, suspeita, desunião, violência, guerra...
A educação do coração costuma ser ignorada.
Enquanto se ensina a falar inglês sem nem saber ao certo o português, a resolver equações do segundo grau, será que não se poderia ensinar também que quanto mais pessoas você faz feliz, mais feliz você fica?
Valores do Instituto Escola Viva
RETIDÃO
VERDADE
AMOR
NÃO VIOLÊNCIA
IRMANDADE
FRATERNIDADE
DOAÇÃO
SERVIÇO ABNEGADO
ORAÇÃO
ALEGRIA
ARTE
EDUCAÇÃO
UNIÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário