domingo, 28 de setembro de 2014

Encontro 10 * Valor: Amizade

 

Entendemos que os seres vivos são seres de expressão, pois das suas infindáveis formas de apresentação de vida, comunicam, expressam, emocionam, ou não.

Vive porque se relaciona. Relaciona? Deve existir Amizade,Respeito, Cuidado, Escuta ativa, Atenção ao momento presente e Amor no coração!




Na semana da Primavera trabalhamos com Sementes e confeccionamos Chocalhos e Flores de Catavento.



Neste processo investigativo de método reflexivo e individualizado do ser, vai se descobrindo o quanto ilimitado é o poder de criação, Arte.






Um método de sensibilização dos sentidos que utiliza a arte para simbolizar o conteúdo e a educação dos corpos para a manifestação da ação, a partir da utilização de uma linguagem artística, cênica, expressiva.




 Assim aprendemos e ensinamos a trazer para a matéria, dar uma forma, expressar um conteúdo, sintonizar uma freqüência, manifestar um personagem, uma determinada qualidade de energia seja ela em palavras sentimentos ou ações.






...tendo o sagrado (espiritual), o seu cajado de sustentação. 
 

Buscamos intensificar a consciência a ponto de estabelecer um contato com Deus que faculte à força espiritual exercer um impacto sobre a atividade humana... 

Atualmente é fácil percebermos que a era da tecnologia certamente está contribuindo para a falta de afinação desse instrumento corpo, pois a prática do movimento e sua expressão são deveras perturbadas pela demasiada importância que estamos dando somente à formação do intelecto humano, com o foco voltado para o mundo exterior.




Planejamento 

Encontro 9 * Valor: Movimento

O Plano de Atividade do Projeto Circo Escola é uma jornada artística metodológica, auto educativa e lúdica, de práticas corporais, e busca através da sistematização do movimento pedagógico, a integralidade do Ser. 


A proposta da Dança Criativa é  de Construir o processo de ensino aprendizagem, a partir do estudo dos elementos da dança contemporânea: 


Espaço, Forma, Ritmo e Movimento, conduzindo o praticante (aprendente), a encontrar no próprio Ser, o ímpeto, tornar consciente de si. , vamos Plantar a Sementinha dessa experiência...


Olha a Sementinha...



Buscamos a sensibilização do Corpo, a partir dos sentidos preparando o instrumento de manifestação da ação: o Corpo Expressivo. 



Compartilhando a informação.
Experimentando-a em Si.

E buscamos compreender o Movimento como ação consciente de vida. O Corpo em prontidão, solidário para realizar o que está sendo pedido. A Escuta não acontece somente com os ouvidos! O Corpo fala!

No estudo do Espaço, buscamos o sentido de harmonização pessoal e espacial a partir do deslocamento, do ritmo, da respiração e suas variáveis.



Ritmo, Coordenação Motora, Concentração, Atenção! 
 

No estudo do movimento, partimos do ponto zero relaxamento total, com o apoio do chão, estudamos o mecanismo das alavancas (articulações) do corpo. 


 Se quisermos construir o sentimento da consciência corporal deveremos saber no mínimo: relaxar a nossa musculatura, soltar as nossas articulações, aquietar a mente, reconhecer o eixo e seus pontos vibrantes, concentrar e dirigir a respiração que é movimento, despertar o observador interno, imaginar o desejável, entregar o peso ao espaço vazio, acompanhar e equilibrar o ritmo interno com o externo, atentar aos gestos e sensações corporais para em fim, aprendermos a escutar a sua linguagem simbólica e pô-la em prática. 
 

Já na experimentação da forma de movimentar-se utilizamos a Forma, elemento da Dança como meio da trajetória pessoal e grupal a seguir. Conceitos mediante símbolos.



Integrar saberes habilidades e valores. O aprendizado está na prática diária, no auto conhecer-se cada vez mais.



A Fé é o ponto de partida. Não a simples presença de Deus em nós, mas a consciência dessa presença, integralmente reconhecida.

Temos o propósito e utilizamo-lo para o desenvolvimento de valores éticos e crenças que nortearão ação pedagógica.Digo, ação em movimento materializado, auxiliando na busca de si mesmo.

É uma atividade onde o sujeito deve entregar-se à experiência sem restrições de qualquer espécie, ou não viverá a plenitude que a experiência propõe, ou Ação Lúdica.

Planejamento

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Encontro 8 * Valor: Aceitação


Colorida e Sapeca, Palhaças Educadoras do Projeto Circo Escola, cada dia de encontro com as Crianças da Escola Wanderléia trazem uma novidade! 

Neste encontro, onde o foco era trabalhar o movimento, o ritmo, a voz,  dentro de um contexto grupal e altruísta de união e aceitação do próximo, as palhaças abordaram diversos assuntos importantes da convivência humana,através da utilização das linguagens artísticas da Dança Criativa e das Artes Plásticas e Visuais. Informação. Injeção de Valores.



Os Crachás de Identificação do Cadastramento das Crianças do Projeto Circo Escola foram construídos por elas. Durante os Encontros de confecção iniciou-se a conversa do Pergaminho de Seu José Operário! 

O Seu José, Protetor das Crianças enviou um Pergaminho de Combinados... Em breve teremos a permissão do Seu José para publicar.

E na Roda de Conversas...a Lembrança do Compromisso e da importância dessa Oportunidade!







Mãos à Obra.
  

Sementes Sons de Chocalhos. Chuva. Vibração!




 O Projeto escola é um projeto semente, então trabalhamos com as crianças os tipos de sementes, o que são? Que tipos de sons elas fazem?



Na sequência em homenagem à Primavera

Fizemos Flores Catavento!
Trabalhando em Grupo e em Harmonia!


Dia da Primavera, construímos Chocalhos de Sementes e Flores de Catavento! Cantamos e Dançamos para as Flores!

É preciso uma esperança! É preciso ser Criança!

Todo mundo já tem caracrachá?



Olha a Sementinha
Que cai na terra brota logo uma Árvore e cresce cresce

Olha a Sementinha
Que cai na terra brota logo uma Árvore e cresce cresce 

Semente de Terra
Semente de Bicho
Semente de Gente

Semente de Terra
Semente de Bicho
Semente de Gente

Não nasce nada
Assim não há semente

Não nasce nada
Assim não há semente

No Coração
No Pensamento
Sementes de Amor
A todo momento (Lelé e Lili)

Palavras Chaves: União - Semente - Som - Vibração - Silêncio - Cultura - Aceitação - Preconceito - Atenção - Circo.

Planejamento








Núcleos de Artes Cênicas e Artes Visuais



O Projeto Circo Escola, projeto Piloto da Iniciativa Cultural Instituto Escola Viva, aprovado pelo Programa Mais Cultura nas Escolas, está sendo "testado" com as Crianças da Escola Wanderléia Prado do Nascimento, em Carmo da Cachoeira, Sul de Minas Gerais.

O Projeto transita através da transdisciplinaridade, pelas linguagens artísticas do circo, da dança-teatro, da música, além da plástica, visual e também filosófica. Incentivamos a Pesquisa, a reflexão a luz do sentimento e da razão, a partir do ensinamento versus entendimento. Relação de aprendizagem. 

Buscamos uma nova educação, no sentido de não repetirmos o que é feito há mais de cinquenta anos, dentro da sala de aula.  



Então, vamos por exemplo, com os nossos Palhaços para dentro das salas de aulas e criamos uma outra espécie de vínculo, verdadeiro porque o palhaço fala de Alma para Alma. 

Assim introduzimos através de situações e temas criados ali, Valores de sentido elevado. Emergentes! Emergência! Criamos espanto! E o ensinamento vai junto. Sabemos que no momento adequado, aquele código impresso inconscientemente, será acessado.



A presença da Ludicidade é um fator importante no processo de aprendizagem. Diverte mas também adverte! 

                                  

                                        Espantoso e Animado !

Por exemplo, Vimos o estado da Saúde Bucal das crianças! Emergência! 
Então, causamos o espanto... 


E iniciamos a intenção de uma Campanha: Escove os dentes na Escola! Precisamos de 450 escovas de dentes. Urgente! 

Pensamos...Quem sabe fazer Pó de Juá? Quem conhece?
No lugar do creme dental podemos usar o pó de Juá.

O juazeiro, também conhecido por joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá e juá-espinho, é uma árvore típica do Nordeste do Brasil. Seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina. 

Depois conversamos sobre o Circo, O quanto suas Atividades são legais, incríveis, mas também perigosas se desdenhadas. Abordamos a questão do Respeito, de aprender a Conviver em Grupo, da importância dessa oportunidade de aprender coisas novas...


O Núcleo de Vídeo e Fotografia do Projeto é responsável em registrar os encontros, familiarizar o contato das crianças com a máquina fotográfica, o vídeo, a imagem, além da Pesquisa e Mostra de Vídeos. 

Galpão do Circo 

domingo, 21 de setembro de 2014

Sobre o Circo *

O Projeto Circo Escola Viva está programando Encontro de Cinema sobre o Circo * com Crianças e Familiares do bairro São José Operário, no dia 27 de setembro de 2014 , Sábado, a partir das 17 Horas, no Ginásio da Escola Municipal Wanderléia, Carmo da Cachoeira . 

* Vamos decidir juntos o que assistir! Tem muiiita Coisa sobre O Circo para assistirmos, estudarmos, praticarmos ...



A Primeira Sugestão: O Circo de Charles Chaplin

                            

Aceitamos Sugestões :)

Devido ao curto espaço de tempo para organização e funcionamento do Ginásio da Escola Wanderléia, nos fins de semana, transferimos nosso encontro para a semana da criança! Assim tudo sairá melhor! Até lá então!

sábado, 20 de setembro de 2014

Ações Lúdicas


Fica a Pergunta


O que é a atividade lúdica para o sujeito que a vivencia? E, enquanto vivencia, que efeitos essa experiência lhe produz? 

O que a ludicidade traz de novo é o fato de que o ser humano, quando age ludicamente, vivencia uma experiência plena.

A atividade lúdica como aquela que propicia a ‘plenitude da experiência’. Comumente se pensa que uma atividade lúdica é uma atividade divertida. Poderá sê-la ou não. 

O que mais caracteriza a ludicidade é a experiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos. 

Com isso queremos dizer que, na vivência de uma atividade lúdica, cada um de nós estamos plenos, inteiros nesse momento; nos utilizamos da atenção plena, como definem as tradições sagradas orientais. (Colorida 2014)

 

Enquanto estamos participando verdadeiramente de uma atividade lúdica, não há lugar, na nossa experiência, para qualquer outra coisa além dessa própria atividade. 

Não há divisão. Estamos inteiros, plenos, flexíveis, alegres, saudáveis. Poderá ocorrer, evidentemente, de estarmos no meio de uma atividade lúdica e, ao mesmo tempo, estarmos divididos com outra coisa, mas aí, com certeza, não estaremos verdadeiramente participando dessa atividade. 



Estaremos com o corpo aí presente, mas com a mente em outro lugar e, então, nossa atividade não será plena e, por isso mesmo, não será lúdica.

Brincar, jogar, agir ludicamente, exige uma entrega total do ser humano, corpo e mente, ao mesmo tempo. 

A atividade lúdica não admite divisão; e, as próprias atividades lúdicas, por si mesmas, nos conduzem para esse estado de consciência. 

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Comunidade da Escola Wanderléia! Vamos Refletir?


...É de pequenino que começamos a mumificar a criança...

Encontro 7 * Valor: Diversão

Utilizamos a ludicidade como meio para o desenvolvimento de uma educação integral que abranja as dimensões do pensar, do   sentir e do agir, voltada para o ser consciente do corpo, da emoção, e do espírito,  que atua no momento presente da ação.

Dentro do Cenário Educacional Científico a ludicidade ocupa Cadeira de Objeto de Estudo, ferramente de grande importância para uma "nova Educação", contudo, a Realidade da Comunidade Escolar aponta para Falta de Entendimento do que venha a Ser de Fato: Ações Lúdicas Dentro da Escola . 



Sapeca e Colorida em A dor de dente





O Projeto Circo Escola,acontece com o intuito de plantar Sementes, dentre elas a ludicidade.
Hegel, em suas formulações filosóficas, explicita que a Ideia, através da sua realização na natureza e na história, constitui-se em Espírito Absoluto. 


A ideia antecede à manifestação, pois a ideia é o imutável da existência, está no ar...Absoluta e pronta para tornar-se ação, manifestação. 


Considerando a Vida nas suas diversas Dimensões de Variadas Frequências de Energia, concretas e etéreas ..



O ser humano consciente como instrumento, é capaz de manifestar nos seus diversos níveis, o que é encontrado no plano das idéias, nas suas diferentes dimensões

 Como partículas individualizadas, mas não separadas do Ser, manifestamos a consciência a partir do grau de desenvolvimento do instrumento transmissor, que compõe a unificação dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, explorados, assimilados, organizados, manifestados, num espaço tempo, com uma forma que percorre uma trajetória a partir do próprio movimento da vida.


Momentos que se organizados cenicamente retratam a trajetória do indivíduo. O lúdico é o elemento, a arte que faz a costura dessa construção que encena o plano do espírito absoluto.

Das ideias manifestadas. ESTADOS Sutis da Consciência. 





Atraves da "educada arte" Somos QUEM Queremos ser ...





   É para isso que deve servir a educação: criar condições, para que, disciplinadamente, cada um de nós possa ter acesso a níveis, cada vez mais sutis, de consciência.” 




Corporal Fazer Falar, 

Nenhum SER HUMANO, é, simultânea e univocamente, Emocional e Espiritual 




Fazeres Corporais e Fazer Espiritual




Em Qualquer UMA destas Dimensões dão-se as outras.


                           


Afinal, o SER HUMANO é uno, mas com  MÚLTIPLAS Dimensões. 



 Dimensões Corporal, Emocional e Espiritual, de Fato, são tão somente Dimensões de um Ser uno e Integrado ...





Planejamento

Palhaço Performances
Volume 1

Volume 2


Volume 3