sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Núcleos de Artes Cênicas e Artes Visuais



O Projeto Circo Escola, projeto Piloto da Iniciativa Cultural Instituto Escola Viva, aprovado pelo Programa Mais Cultura nas Escolas, está sendo "testado" com as Crianças da Escola Wanderléia Prado do Nascimento, em Carmo da Cachoeira, Sul de Minas Gerais.

O Projeto transita através da transdisciplinaridade, pelas linguagens artísticas do circo, da dança-teatro, da música, além da plástica, visual e também filosófica. Incentivamos a Pesquisa, a reflexão a luz do sentimento e da razão, a partir do ensinamento versus entendimento. Relação de aprendizagem. 

Buscamos uma nova educação, no sentido de não repetirmos o que é feito há mais de cinquenta anos, dentro da sala de aula.  



Então, vamos por exemplo, com os nossos Palhaços para dentro das salas de aulas e criamos uma outra espécie de vínculo, verdadeiro porque o palhaço fala de Alma para Alma. 

Assim introduzimos através de situações e temas criados ali, Valores de sentido elevado. Emergentes! Emergência! Criamos espanto! E o ensinamento vai junto. Sabemos que no momento adequado, aquele código impresso inconscientemente, será acessado.



A presença da Ludicidade é um fator importante no processo de aprendizagem. Diverte mas também adverte! 

                                  

                                        Espantoso e Animado !

Por exemplo, Vimos o estado da Saúde Bucal das crianças! Emergência! 
Então, causamos o espanto... 


E iniciamos a intenção de uma Campanha: Escove os dentes na Escola! Precisamos de 450 escovas de dentes. Urgente! 

Pensamos...Quem sabe fazer Pó de Juá? Quem conhece?
No lugar do creme dental podemos usar o pó de Juá.

O juazeiro, também conhecido por joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá e juá-espinho, é uma árvore típica do Nordeste do Brasil. Seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina. 

Depois conversamos sobre o Circo, O quanto suas Atividades são legais, incríveis, mas também perigosas se desdenhadas. Abordamos a questão do Respeito, de aprender a Conviver em Grupo, da importância dessa oportunidade de aprender coisas novas...


O Núcleo de Vídeo e Fotografia do Projeto é responsável em registrar os encontros, familiarizar o contato das crianças com a máquina fotográfica, o vídeo, a imagem, além da Pesquisa e Mostra de Vídeos. 

Galpão do Circo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário