domingo, 28 de setembro de 2014

Encontro 9 * Valor: Movimento

O Plano de Atividade do Projeto Circo Escola é uma jornada artística metodológica, auto educativa e lúdica, de práticas corporais, e busca através da sistematização do movimento pedagógico, a integralidade do Ser. 


A proposta da Dança Criativa é  de Construir o processo de ensino aprendizagem, a partir do estudo dos elementos da dança contemporânea: 


Espaço, Forma, Ritmo e Movimento, conduzindo o praticante (aprendente), a encontrar no próprio Ser, o ímpeto, tornar consciente de si. , vamos Plantar a Sementinha dessa experiência...


Olha a Sementinha...



Buscamos a sensibilização do Corpo, a partir dos sentidos preparando o instrumento de manifestação da ação: o Corpo Expressivo. 



Compartilhando a informação.
Experimentando-a em Si.

E buscamos compreender o Movimento como ação consciente de vida. O Corpo em prontidão, solidário para realizar o que está sendo pedido. A Escuta não acontece somente com os ouvidos! O Corpo fala!

No estudo do Espaço, buscamos o sentido de harmonização pessoal e espacial a partir do deslocamento, do ritmo, da respiração e suas variáveis.



Ritmo, Coordenação Motora, Concentração, Atenção! 
 

No estudo do movimento, partimos do ponto zero relaxamento total, com o apoio do chão, estudamos o mecanismo das alavancas (articulações) do corpo. 


 Se quisermos construir o sentimento da consciência corporal deveremos saber no mínimo: relaxar a nossa musculatura, soltar as nossas articulações, aquietar a mente, reconhecer o eixo e seus pontos vibrantes, concentrar e dirigir a respiração que é movimento, despertar o observador interno, imaginar o desejável, entregar o peso ao espaço vazio, acompanhar e equilibrar o ritmo interno com o externo, atentar aos gestos e sensações corporais para em fim, aprendermos a escutar a sua linguagem simbólica e pô-la em prática. 
 

Já na experimentação da forma de movimentar-se utilizamos a Forma, elemento da Dança como meio da trajetória pessoal e grupal a seguir. Conceitos mediante símbolos.



Integrar saberes habilidades e valores. O aprendizado está na prática diária, no auto conhecer-se cada vez mais.



A Fé é o ponto de partida. Não a simples presença de Deus em nós, mas a consciência dessa presença, integralmente reconhecida.

Temos o propósito e utilizamo-lo para o desenvolvimento de valores éticos e crenças que nortearão ação pedagógica.Digo, ação em movimento materializado, auxiliando na busca de si mesmo.

É uma atividade onde o sujeito deve entregar-se à experiência sem restrições de qualquer espécie, ou não viverá a plenitude que a experiência propõe, ou Ação Lúdica.

Planejamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário