Nossos Deveres são: Controle da mente
(concentração) , Domínio dos sentidos ,
Autocontrole, Pureza, Capacidade de Perdoar,
Integridade, Sabedoria, Meditação
para atingir
a Auto-realização e Fé numa Verdade Suprema.
O que se deve saber? O termo educação deriva da palavra latina ‘Educare’, que significa ‘produzir respostas’. Educare tem dois aspectos, o material e o espiritual.
A educação material ressalta o conhecimento relacionado ao mundo físico. A educação espiritual estimula a divindade inerente ao homem. Portanto, tanto a educação material quanto a espiritual são essenciais, sem as quais a vida humana tem pouco valor. Porém, espiritualidade não tem lugar no sistema educacional moderno. Dá-se importância apenas à educação material.
Da mesma forma que duas asas são essenciais para um pássaro alçar voo ao céu e duas rodas para uma carroça mover-se, também os dois tipos de educação são necessários para que o homem atinja seu objetivo na vida.
A educação espiritual destina-se à vida, enquanto a educação material a um meio de vida. Apenas quando o homem é equipado com estes dois aspectos da educação, pode merecer respeito e adoração por parte da sociedade. A posse destes dois aspectos da educação trará não apenas respeito e lisonja, mas, também, auto-satisfação.
A educação material, relacionada à cabeça, é efêmera. Ler, escrever, trabalhar, ganhar a vida - conquistar nome e fama – todos resultam da educação material. A educação material torna um homem importante, enquanto a educação espiritual o torna bom. A educação espiritual está ligada ao coração,que é a origem de qualidades sagradas como compaixão, verdade, tolerância e amor.
Acredite na Luz. O que você acreditar É. Tenha Fé.
O que é a Fé?
Educar não é meramente a aquisição de certas habilidades pelas quais os materiais encontrados na natureza podem ser remodelados em produtos úteis; não é meramente a aquisição de informação sobre as leis da natureza.
Ela é o processo pelo qual o homem faz o melhor de seu próprio equipamento interno, sua consciência interna, para se conhecer. Ela deve abrir seu olho interno mais do que o externo; esse olho externo deve revelar a glória de Deus, o interno deve revelar o Deus interior.
O alimento deve contribuir para o desenvolvimento da cabeça; a cabeça deve descobrir a existência de Deus em todo lugar.
Os governantes dessa terra têm uma grande responsabilidade nesse assunto. Eles devem educar as crianças não simplesmente como bons mecânicos e artesãos, cortadores de madeira habilitados e construtores de represas eficientes, mas como pessoas providas com a verdade, a retidão, a paz e o amor divino e, portanto, capazes de desafiar as ondas da sorte, preservar sua equanimidade sob todas as condições.
Os estudantes devem aprender a ser servos e aspirantes espirituais bons e calmos. Eles devem ser ensinados sobre o ioga do controle da mente, não o controle da respiração que
sob uma liderança incompetente pode pôr em risco a saúde.
Queremos que eles possam receber treinamento nesses assuntos, por qualquer que seja o nome que o treinamento seja chamado.
As crianças devem crescer na consciência da irmandade do homem e da paternidade de Deus. Se nenhuma provisão é feita para essa atmosfera e esse ensinamento, estaremos negando a eles seu direito.
A fé no homem envolve a fé em Deus; a fé em Deus cria a fé no homem. Sem fé, o homem é uma criatura sem raízes; ele seca e enfraquece rapidamente.
A fé no Deus interior é que o faz dizer: eu, eu, eu, quando se refere àquilo pelo qual ele foi levado a dizer, agir e fazer pela orientação do interno – a fé é o sustento no qual o amor, a coragem, o contentamento e a alegria crescem. As crianças podem facilmente ser conduzidas à consciência do seu Eu interno, que tem o corpo como vestuário.
Elas irão crescer em amor mútuo e cooperação com todos os homens de todas as terras, quando ficarem sabendo que cor e casta não são mais do que vestuários os quais não afetam a realidade verdadeira.
Os Professores Devem Ser Como os Sábios da Antiguidade. É claro, para incutir nas mentes dos jovens o valor da oração, da humildade e do serviço amoroso aos outros, os lares onde eles crescem têm de ser as primeiras escolas.
Os pais têm de estar imbuídos com a fé nas verdades básicas dessa Religião Universal. Os pais devem ser vistos adorando no altar familiar, meditando em silêncio, perdoando os lapsos dos outros, solidarizando com dor e pesar; eles não devem ser vistos pelas crianças como preocupados, desamparados, infelizes e aflitos, como se não tivessem
Deus para se apoiar, quaisquer reservas internas de força e coragem para recorrer.
O drama cósmico precisa de suspense, excitação, ás vezes
terror, outras, beleza contagiante. O homem precisa sentir que o fim de tudo é
altamente incerto, podendo, para ele, revelar-se desastroso.
Só assim seu
interesse ininterrupto o manterá “na beira da poltrona”. A jornada de cada alma
é única. Está semeada de incertezas, de alegrias misturadas com sofrimentos, de
esperanças misturadas com desesperos, de vitórias misturadas com fracassos
esmagadores.(BHAGAVAD GITA.)
Transforma de todo o coração em
teu refúgio. Por Sua graça encontrarás paz absoluta e abrigo por toda a
eternidade.
Influenciamos os seres humanos a reavaliarem suas vidas,
mudando paradigmas, perdoando. .
Se
ignorarmos, eles enfraquecem. Os anjos vos protegem, e a vossa fé faz com que
apenas o amor se aproxime de vos.
Seria bom cada ser saber qual o seu raio de atuação,
e se coligar com seus superiores. Mesmo o mal intencionado ao se aproximar se
desarma com o vosso amor e se entrega à vossa vibração.
A
expectativa, a entrega, é uma corda de picadeiro, precisa de muito equilíbrio
para discernir o bem do mal, o gozador do construtivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário