“Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar, ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. o voo não pode ser ensinado só pode ser encorajado.” (Rubem Alves)
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Mestre In
Certa noite, o Mestre In estava rodeado de um grande número de recém-chegados, jovens e velhos, todos desejosos de aprender.O silêncio se fez, e o Mestre pediu que lhe fizessem uma pergunta:
- Qual é o obstáculo maior para o aprendizado e para o ensinamento do Caminho? - perguntou alguém. O Mestre respondeu: - As pessoas julgam segundo as aparências. Elas são atraídas pelos sermões, os barulhos e os rumores, e por tudo aquilo que os excita - como as abelhas pelo perfume das flores.
- Então como devem as pessoas se aproximar da sabedoria, ou as abelhas das flores?
- O ser humano se aproxima da sabedoria pelos rumores e barulhos, os sermões e os livros, e em estado de excitação. Após se terem assim aproximado, eles ficam na proximidade mas somente para pedir ainda a mesma coisa e não por aquilo que a sabedoria pode dar - aquilo pelo qual ela ali está.
- É o perfume que guia a abelha até a flor, mas, tendo chegado à proximidade da rosa, ela não se contenta em pedir mais perfume: ela se dispõe a recolher o pólen. Este néctar que ela deverá colher é o equivalente da realidade da sabedoria da qual os rumores e imaginações são, de certa forma, o perfume.
A humanidade só conta com um pequeno número de “verdadeiras abelhas”. Enquanto que quase todas as abelhas são abelhas por sua aptidão para recolher o néctar, a maioria dos seres humanos não são ainda seres humanos - seres preparados para perceber aquilo que eles foram criados para perceber...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário