O CORAÇÃO É A FONTE DA VERDADEIRA EDUCAÇÃO
O que os maus efeitos da Era de Kali podem fazer a um homem Cujo coração está repleto de compaixão, Cujas menores palavras são verdadeiras, E cujo corpo é dedicado ao serviço ao próximo?
(Verso em Sânscrito)
(Veja no blog da Amoreira sobre a Era de Kali)
Manifestações do Amor Divino!
O Ser humano deve preencher seu coração de compaixão, sempre falar a verdade, e dedicar seu corpo ao bem-estar da sociedade. Seus pensamentos, palavras e ações devem sempre ser sagrados. O coração não corrompido pelo desejo e pela raiva, a língua não manchada por inverdades e o corpo não maculado por atos de violência – tais são os verdadeiros valores celestes e humanos.
É devido à ausência destes valores que o planeta hoje passa por provações. Perdeu-se a paz e a retidão e está envolvido em desonestidade, falsidade e injustiça. É, desta forma, incumbência dos estudantes dedicarem-se ao objetivo de restaurar a antiga glória primordial do Planeta.
Da mesma forma que os pais se entristecem ao verem seus filhos atrasados nos estudos, também a Mãe terra sente-se triste ao ver que faltam a seus filhos valores morais e éticos.
Vocês devem lembrar-se de que todos aqueles que hoje vocês reverenciam como cidadãos exemplares e almas nobres já foram estudantes também. Não se esqueçam que os estudantes de hoje serão os futuros cidadãos e líderes deste mundo.
Educação do Mundo x Educação Espiritual
O valor de um indivíduo depende de sua cultura. O significado real da palavra cultura está no abandono de maus pensamentos e de más ações e no cultivo de pensamentos sagrados e na prática de ações nobres. Um país não é um mero pedaço de terra; é um conjunto de cidadãos. Para que o país progrida, os
cidadãos devem cultivar valores morais, éticos e espirituais. Não é possível para cidadãos e líderes cultivarem estes valores se não os praticarem desde a infância.
Observemos o momento atual...O que ocorre hoje no cenário dos governantes de seu país?
A vida perde o sentido se não se praticam ações corretas desde a infância. Os estudantes não são capazes de refinar suas vidas. Portanto, pais e educadores devem ter um papel
ativo em moldar a vida dos estudantes. Em primeiro lugar, e o mais importante, devem perguntar como os estudantes podem livrar-se de suas más tendências?
Da mesma forma como uma pedra torna-se
digna de adoração ao ser esculpida no formato de um belo ídolo, também os estudantes se tornarão cidadãos exemplares se forem educados no ambiente certo. Pais e educadores são os responsáveis pelo bem e pelo mal nos estudantes. Mas, infelizmente, eles não estão entendendo seu papel em moldar a
vida dos estudantes.
Hoje, os pais esperam que seus filhos tenham curso superior, juntem riquezas e tornem-se importantes, porém muito poucos querem que seus filhos sejam bons. A bondade é duradoura, enquanto a importância é temporária. A bondade é a base para a vida espiritual. Há milhões e milhões de pessoas que se tornaram importantes acumulando fortunas, mas qual é sua contribuição ao bem estar social?
Absolutamente nenhuma. Portanto, lutem para ser bons, não importantes. Os estudantes modernos estão indo para vários países buscando educação material, sem perceber o
fato de que o coração – fonte da verdadeira educação – está dentro deles.
A verdadeira educação é aquela que torna o homem exemplar. Os pais são os primeiros professores. Eles devem mostrar a seus filhos o caminho da bondade. O homem não consegue tornar-se bom meramente sendo bem educado.
A educação material confere apenas riqueza e egoísmo. Tal educação é responsável pelo declínio do homem. A educação material é orientada para a informação, enquanto a educação espiritual é orientada para a transformação. A educação voltada à informação faz do homem um computador, enquanto a
educação voltada à transformação faz do homem um compositor. O homem deve tornar-se um
compositor, não um computador. É o compositor que faz.
O homem deveria, desta forma, entender o significado da verdadeira educação. Hoje, os valores morais, éticos e espirituais estão em declínio. Os estudantes modernos não têm um
traço de valores neles. Eles não têm respeito por seus pais e pela sociedade. Desta forma, como podem esperar ser respeitados por seus filhos?
“Reverencie sua mãe, seu pai e seu professor como a Deus” (Verso em Sânscrito). Respeitem e sejam respeitados. Pratiquem antes de pregar. Somente, então, vocês podem se tornar compositores.
Há uma história de um rei... Tendo nascido e crescido em um palácio, ele era propenso a ter objetivos materiais e mundanos. Por outro lado, seu filho, que nasceu e cresceu em (espaço sagrado do sábio) era um baluarte de valores morais, espirituais e éticos.
A educação num "espaço sagrado" incute todos os valores nobres no homem. O rei tornou - se
um exemplo de todas as virtudes, pois recebeu a educação ideal desde a infância. Isto o capacitou a levar uma vida de paz e felicidade.
Por esta razão é dito, comecem cedo, dirijam devagar, e cheguem com segurança. o rei tinha riquezas materiais e do mundo. Ele era um poderoso imperador. Qual era a utilidade de tudo o que possuía se não poderia atingir o crescimento espiritual? Isto demonstra
claramente a diferença entre educação da cidade e educação do espaço sagrado.
Os Valores São Nossos Princípios de Vida. Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência. Um verdadeiro ser humano é aquele que pratica os valores humanos e celestes.
Sob circunstância alguma vocês devem abandoná-los. Se vocês não falam a verdade, perdem um dos princípios de vida. A verdade é o seu Atma. Portanto, até o seu último suspiro, sustentem a verdade.
As pessoas no mundo todo estão rezando por paz. Como a paz pode ser atingida? Apenas através da prática da Verdade e da Retidão. Hoje o homem leva uma vida desprovida de Verdade e Retidão, o que leva à ausência de paz, o que, por sua vez, resulta na ausência de amor. Como a não-violência pode existir na ausência destes valores?
A violência está em todos os lugares, seja em casa, na loja ou na fábrica. O homem, desprovido destes princípios, tornou-se um morto-vivo. Hoje, a vida precisa ser infundida no homem, e, para isso, a fé em Deus é essencial. Onde há fé há amor. Onde há amor há
paz. Onde há paz há verdade. Onde há verdade há Deus. Onde há Deus há bem-aventurança.
A vida humana deve começar com fé para atingir a bem-aventurança. Os Educadores Modernos, hoje, até mesmo os pais e os filhos, o marido e a esposa, não têm fé um no outro. O amor que
demonstram é apenas artificial. Sob tais circunstâncias, como o amor pode prevalecer?
Deve-se ter fé profunda para experimentar o amor verdadeiro. Qualquer coisa que vocês façam, façam de coração. Preencham seus corações de compaixão. Quando o coração está repleto de amor, todos os atos serão inundados de amor.
A harmonia entre coração, cabeça e mão simboliza a verdadeira vida humana. “Tem uma alma nobre aquele cujos pensamentos, palavras e atos estão em perfeita harmonia”, “Aquele que é mau tem pensamentos, palavras e ações em desarmonia“ (Verso em Sânscrito).
Portanto, o coração deve estar repleto de compaixão. Quando há amor no coração, tudo o que disser será a verdade. O amor nas palavras é a Verdade. O amor em atos é a Retidão. O amor em pensamento é a paz. O amor na compreensão é a não-violência. Portanto, o amor é o princípio fundamental da verdade, retidão, paz e não-violência.
Como os estudantes podem escutar o conselho dos professores, se os próprios professores não praticam o que pregam? Se a vaca está pastando no campo, podemos esperar que o bezerro fique apenas observando? O bezerro naturalmente segue a vaca. O relacionamento entre o Educador e o Educando deve ser como entre o bezerro e a vaca. Isto quer dizer que educadores devem tratar educandos como
se fossem seus filhos.
A Educação Deveria Ser Gratuita
Em muitas instituições educacionais, vagas estão à disposição de quem puder pagar grandes quantias em dinheiro. Este sistema de cotas causou uma degeneração geral. Como o governo também está encorajando esta tendência, o sistema educacional tornou-se completamente sem valores. Para parar esta tendência profana, a educação precisa ser oferecida gratuitamente.
Todos têm direitos iguais à educação. A educação é um dom de Deus. Ninguém tem o direito de vendê-la. A educação deve levar à elevação, e não à agitação. Mas hoje encontramos agitação em todos os lugares.
Escola Viva
Pesquisar e analisar até compreender o todo de uma Lei Natural, inclusive, como a Lei de Moral, bem como praticar até sentir aquilo que ela estabelece, implica observar, verificar e testemunhar, cientificamente, do fenômeno considerado como relativo à mesma, as evidências das três características fundamentais que demonstram o todo da sua manifestação, a saber: o centro de onde partem todas as ações; o agir, ou a ação em si mesma; e o objeto que reflete as ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário