sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Amor e Consciência


Possuímos um elo com o misterioso e insondável mundo interior e enfatizamos o movimento cíclico do tempo, ritmo do vai e vêm, imagens da lei natural atuando nas profundezas dos nossos corpos, almas, sentimentos, sonhos, intuições. 

O presente estudo é resultado das nossas reflexões e buscas a cerca de uma educação que integre o corpo a mente e o espírito do ser humano, uma ação educativa que nos faça repensar o homem. 

A Prática aborda o despertar e o desenvolvimento da Conscientização Corpórea do SerIntegrando Corpo / Mente / Espírito, a partir da experimentação e prática do movimento  Artístico. 

Investiga desde a Estrutura Anatômica do corpo físico, como a sua Estrutura Imaterial. (Corpo Energético). 

Desenvolve o auto conhecimento do corpo e da mente a partir do Alinhamento da Coluna Vertebral e sua movimentação ígnea. 

Possibilita o fortalecimento consciente das articulações, órgãos, músculos, tendões e nervos, bem como, dos sistemas respiratório e locomotor. 

Estuda o mecanismo e funcionamento dos Movimentos do Corpo, dos Chakras, e da Comunicação entre eles. 

Sensibiliza os sentidos físicos e extras sensoriais. 

Tipos de Conhecimentos: Prático, Experimental, Científico, Investigativo, Artístico, Reflexivo, Sensível, Criativo e Lúdico.
Alcançar harmonia no sentido de aumentar a flexibilidade de adaptação desse tônus (o corpo integrado) às ações humanas, facilitando à pessoa encontrar seu eixo corpo / mente, estimulando no indivíduo a capacidade de crescer e criar, favorecendo o desenvolvimento de uma sensibilidade profunda para aperfeiçoar o Ser humano.

Traz inúmeros benefícios para a saúde, onde a respiração mais profunda e consciente abrirá a sensibilidade às reações dos órgãos internos, das glândulas, da musculatura, dos ossos, da circulação e do estado de relaxamento (eutonia), oferecendo oportunidade de aprendizado e pratica para quem estiver buscando uma educação que atinja outros níveis de consciência...

... Mais profunda, onde as regras que inibem a consciência corporal devam ser modificadas e O ser redescoberto mais solto, mais leve, menos tenso, mais forte, mais criativo, Alinhado...





























Cada um difere por sua postura, por seus
pensamentos, pela sua atitude, pela sua fala, pelo seu olhar, pela sua maneira de pisar, pela sua dança. 

É preciso investigar, conhecer, harmonizar e fortalecer os corpos, como seres completos e únicos.

Esta disciplina oferece elementos práticos e teóricos fundamentais para a compreensão necessária da consciência do corpo, da mente e especulações sobre o espírito, no exercício de aperfeiçoamento do ser educador / educando, nas instituições de ensino e aprendizado.

Visa não só o conhecimento técnico e científico do corpo e sua educação, mas o aperfeiçoamento do ser, do artista interno e a sua sensibilização.



Quanto mais pudermos chamar a atenção, discutindo causas como o amor e a consciência necessária para o mergulho interno em busca de Deus, estaremos em movimento. 

O estudo integralizado do ser implica em abranger a totalidade de sua formação física, psíquica e moral, bem como em saber o centro de onde parte toda ação, seu destino e seus reflexos, onde aspectos que compõem a própria existência contêm e estão contidos na busca real do viver humano.  

Refletindo acerca de movimento e consciência em nosso corpo, trançamos uma trilha simbólica e prática que facilite difundir o sentido subjetivo na educação e torná-la integral.

Essa visão deve sustentar uma educação em que se façam presentes tanto à significação da técnica, como da criação. Conhecer tanto com o corpo quanto com o pensamento, o sentimento e o espírito, pois há um só organismo. 

O corpo é o ponto de concentração de todos os níveis, é o nosso lugar onde todos os níveis terão de se manifestar. Ele é a casa, o espaço que habita o espírito, tanto mapa quanto bússola para a busca da nossa totalidade. 


Se assim o é, buscamos a essência da coisa e procuramos não ignorar o intangível. 

Este guia prático de “conscienciar-te” é uma ação educativa que não privilegia nem a materialidade nem a espiritualidade nem o indivíduo, nem o coletivo, mas que integra todas estas dimensões e níveis no ser criativo. 

Utilizamos uma linguagem simbólica que nos permita através do universo sensível da arte, educar, sensibilizar, curar, transformar e integrar. 

À medida que vamos compreendendo o corpo e seu sistema de energia, passamos a estudar os princípios subjacentes à prática. A palavra texto significa tecendo junto. O método aqui é o trabalho das ações.



DA TEORIA À PRÁTICA

     BLOCO I – NÍVEL FÍSICO – CORPO FÍSICO

  • Apresentação e discussão sobre o Conceito e Princípios da CCI, Consciência Corporal Integral.
  • Abordagem do funcionamento e fisiologia da anatomia humana: Como é a construção minuciosa do corpo físico e da energia que o faz mover? 
  • Simbolismo físico corporal
  • Esqueleto – Ossos – Articulações. Músculos e Tendões – Viabilizadores do Movimento
  • Pés, a Base da construção anatômica.
  • MI (membros inferiores) Pernas, os pilares do corpo, instrumento de locomoção.
  • Joelhos: Olhos que articulam os Pilares do corpo.
  • Cintura Pélvica – estrutura que acopla a formação do bebê, bacia da Criação.
  • Tronco: localização consciente dos Órgãos e Glândulas e suas respectivas funções.
  • Construção e Experimentação de posturas corporais

    BLOCO II – NÍVEL PSÍQUICO – CORPO MENTAL

  • MS (membros superiores). Braços, Asas, prolongamento do coração.
  • Cintura Escapular, ombros, escápulas, omoplatas.
  • Pescoço, Início do Tubo de Conexão com o céu, ou o que está na parte superior
  • Cabeça, regente do corpo onde habita o cérebro regido pela mente.
  • Foco: olhos, espelho da alma, essência do Ser - Princípios do palhaço.
  • A Respiração e suas variáveis: princípios do Yoga e da técnica de Pilates.

     BLOCO II – NÍVEL MORAL – CORPO ESSENCIAL (ESPIRITUAL)

  • Mãos, Instrumentos da cura e da Magia, a arte de manipular – Diversas Abordagens.
  • Leis da Divindade e Gravidade - Verticalidade da Coluna Vertebral -Vetores e Refletores corporais que dimensionam e organizam o corpo no espaço.
  • Centros ou vórtices de força: Estudo dos Chackras. Ativação e harmonização a partir do movimento e do som. Aquecimento e purificação corporal – expansão da força vital.
  • Conceitos de Relaxamento – Eutonia e Homeostase.
  • O Sistema Sinestésico - Experimentações e sensibilização do tato, olfato, visão, paladar, audição, percepção, intuição, Incorporação.
  • A construção do corpo expressivo – Personagens Internos Técnicas e dinâmicas preparatórias para ação do artista interno.

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