sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Incorpore



A Teoria da Comunicação entre o Corpo e o Movimento que o Anima 

O Mestre do dia disse-nos assim: Podemos começar por aqui; o ato de incorporar aspectos, arquétipos, variações de espaço, forma e ritmo do movimento. Por enquanto iremos apenas refletir sobre eles. Passaremos um tempo observando como nos movimentamos nestes níveis do viver humano. A prática faz parte do exercício de preparação do ator, aquele que realizará a ação.

 PRINCIPAIS MOVIMENTOS DO CORPO

DOBRAR 
ESTICAR 
CAMINHAR
GIRAR
RESPIRAR
PARAR
COMUNICAR 

 PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA MENTE

CONCENTRAR
DISCERNIR
TRANSCENDER
INVOCAR
PONDERAR
INTELIGIR
DEFINIR

 PRINCIPAIS MOVIMENTOS DO ESPÍRITO

AMAR
ENSINAR
AMPARAR
UNIFICAR
VIBRAR
CURAR
CRIAR

Neste fim do dia concluiu o Mestre:

Através da arte, o homem registra fatos e acontecimentos importantes de sua época, preserva sua cultura, bem como expressa sua visão de mundo com o objetivo de atingir, através dos sentidos, o receptor que aprecia a sua obra.





A aprendizagem da prática é um processo reflexivo – ativo, que acontece a partir da experimentação direta com a coisa.

A construção do conhecimento vem da experiência em si, da relação que se tem com o próprio ser, despertando o observador interno, sábio e tranqüilo, que percebe, sem preconceitos, suas inquietações, dores, limitações, tensões, desejos e prazeres, abrindo campo para uma transformação em si próprio, e com isso possibilitando uma escuta sensível do outro. 

Assim, todo o conteúdo ainda que teórico estará entrelaçado a experimentação e  a prática do mesmo.

Instrumentalizada com diversas técnicas corporais, vivências espirituais e dinâmicas artísticas, serão praticados exercícios com varas de bambu, exercícios de respiração, experimentações das diversas possibilidades de movimento do corpo, buscando desenvolver em si os princípios do Incorpore.

O Corpo físico, como uma flauta de Bambu (Vertical e Flexível) com sete “orifícios” de onde serão retirados sons e movimentos destes pontos de força centrais.

Exercícios de interação com o outro e com o grupo (Jogos de Bambu).

O exercício do Abraço – Abertura e Entrega.                                            
Através das cores, sabores, aromas, toques, palavras, imaginação e outros instrumentos, os

sentidos físicos e extras físicos serão estimulados, despertando e utilizando a capacidade real do sistema sinestésico.


A Avaliação é aqui, a observação da ação constante e em conjunto, de cada encontro que prima por reconhecer o que foi experienciado e aprendido em si individualmente. 

Compreendida como processual, determina o nível de desenvolvimento e compreensão dos conteúdos abordados e das atividades propostas. 

Este aproveitamento é avaliado através do acompanhamento do ato educativo que visa reconhecer os resultados obtidos, bem como os bloqueios que impediram o alcance do objetivo geral: Conhecer-se e Recriar-se.


Referências 

  ATTAR, ud-Dim Farid, A Linguagem dos Pássaros. Coleção Clássica do Sufismo. São Paulo. Attar editorial. 

A MÃE. Conversas. Espiritualidade Yoga. São Paulo, Shakti, 1992. Índices para catálogo sistemático: Ioga: obra interdisciplinar

BAKER, Douglas, Anatomia Esotérica. Tradução de Julia Barány- São Paulo: Mercuryo, 1993. 1. Anatomia humana 2. Esoterismo 3.Ciências ocultas. 

BARRETO, Maribel Oliveira. Teoria e Prática de uma Educação Integral, Salvador: Sathyarte, 2006. 1. Educação – Valores humanos 2. Educação – Estudo. 3. Consciência. 

BERGE, Yvonne, Viver o seu Corpo: Por uma pedagogia do Movimento. Tradução: Estela dos Santos Abreu e Maria Eugênia de Freitas Costas. Dezembro: 1983.

Bruhns, Heloisa Turini,Conversando sobre o Corpo. Campinas: Papirus.1986. 1. Educação física e treinamento – Filosofia. 2. Educação pelo movimento, 3. Atividades Corporais.

CALAIS-GERMAIN, Blandine, Anatomia para o movimento. Volume 1 Introdução à análise das técnicas corporais. Tradução: Sophie Guernet – São Paulo: Manole, 1991. 

FERNANDES, Silvia, O Lugar da Vertigem. In: Teatro da Vertigem: Trilogia Bíblica, São Paulo: Publifolha. 2002. 

FISCHER, Ernst , A necessidade da Arte, tradução Leandro Konder – 9 ed. –Rio de Janeiro.1. Arte 2. Filososfia 3. História. 

FUX, Maria, Dança, experiência de vida São Paulo: Summus, 1983. (Novas buscas em educação; v. 15). 1. Dança 2. Dança terapêutica 3. Expressão Corporal 4. Movimento representação teatral). 

HERMÓGENES, Auto perfeição com Hatha Yoga. Rio de Janeiro: Record, 1994. 

HERRIGEL, Eugen, A Arte cavalheiresca do   Arqueiro Zen, Otto Wihelm Barth Veriag, 1975. Editora Pensamento Ltda. 

KRISHNARMURT, Jiddu. A educação e o significado da vida. São Paulo: Cultrix, 1994. 

  Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais. – 7 C. D. E./ Histórias Imutabilistas, Salvador: O.C.I.D.E.M.NT.E, 2001. 

 RHYNER, Hans H. Ayurveda: Um tratamento de saúde que não agride seu corpo. Direitos de tradução para a língua portuguesa adquiridos com exclusividade pela Editora Pensamento – Cultrix Ltda. 
  
  ROTH, Gabrielle, Os Ritmos da Alma: O Movimento como prática espiritual. Tradução: Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Editora Cultrix, 1997. 
 
  SADHU, Mouni, Concentração: Guia prático para se conseguir paz interior, saúde perfeita e sucesso na vida através do poder mental. Tradução de Leonildes Doblins. São Palo: Editora Pensamento., 1993.   
  
  SANTO, Ruy Cezar do Espírito, O renascimento do sagrado na educação: O auto conhecimento na formação do educador. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Práxis). 1. Educação 2. Filosofia 3. Sagrado. 

 Sathya Sai Baba, Sadhana,1926. Hinduísmo.

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