A Teoria da Comunicação entre o Corpo e o Movimento que o Anima
O Mestre do dia disse-nos assim: Podemos começar por aqui; o ato de incorporar aspectos, arquétipos, variações de espaço, forma e ritmo do movimento. Por enquanto iremos apenas refletir sobre eles. Passaremos um tempo observando como nos movimentamos nestes níveis do viver humano. A prática faz parte do exercício de preparação do ator, aquele que realizará a ação.
PRINCIPAIS MOVIMENTOS DO CORPO
DOBRAR
ESTICAR
CAMINHAR
GIRAR
RESPIRAR
PARAR
COMUNICAR
PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA MENTE
CONCENTRAR
DISCERNIR
TRANSCENDER
INVOCAR
PONDERAR
INTELIGIR
DEFINIR
PRINCIPAIS MOVIMENTOS DO ESPÍRITO
AMAR
ENSINAR
AMPARAR
UNIFICAR
VIBRAR
CURAR
CRIAR
Neste fim do dia concluiu o Mestre:
Através da arte, o homem registra fatos e acontecimentos importantes de sua época, preserva sua cultura, bem como expressa sua visão de mundo com o objetivo de atingir, através dos sentidos, o receptor que aprecia a sua obra.
Neste fim do dia concluiu o Mestre:
Através da arte, o homem registra fatos e acontecimentos importantes de sua época, preserva sua cultura, bem como expressa sua visão de mundo com o objetivo de atingir, através dos sentidos, o receptor que aprecia a sua obra.
A
aprendizagem da prática é um processo
reflexivo – ativo, que acontece a partir da experimentação direta com a
coisa.
A construção do conhecimento vem da experiência em si, da relação que se
tem com o próprio ser, despertando o observador interno, sábio e tranqüilo, que percebe, sem
preconceitos, suas inquietações, dores, limitações, tensões, desejos e
prazeres, abrindo campo para uma transformação
em si próprio, e com isso possibilitando uma escuta sensível do outro.
Assim, todo o conteúdo ainda que teórico
estará entrelaçado a experimentação e a
prática do mesmo.
Instrumentalizada com diversas técnicas corporais, vivências espirituais e dinâmicas artísticas, serão praticados exercícios com varas de bambu, exercícios
de respiração, experimentações das diversas possibilidades de movimento do
corpo, buscando desenvolver em si os princípios do Incorpore.
O Corpo físico, como uma flauta de Bambu (Vertical e Flexível) com sete
“orifícios” de onde serão retirados sons
e movimentos destes pontos de
força centrais.
Exercícios
de interação com o outro e com o
grupo (Jogos de Bambu).
O exercício
do Abraço – Abertura e Entrega.
Através
das cores, sabores, aromas, toques, palavras, imaginação e outros instrumentos,
os
sentidos
físicos e extras físicos serão estimulados, despertando e utilizando a
capacidade real do sistema sinestésico.
A Avaliação é
aqui, a observação da ação constante e
em conjunto, de cada encontro que prima por reconhecer o que foi experienciado e aprendido em si individualmente.
Compreendida como processual, determina o nível de desenvolvimento
e compreensão dos conteúdos abordados e das atividades propostas.
Este
aproveitamento é avaliado através do acompanhamento
do ato educativo que visa reconhecer
os resultados obtidos, bem como os bloqueios
que impediram o alcance do objetivo geral: Conhecer-se e Recriar-se.
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Sathya Sai Baba, Sadhana,1926.
Hinduísmo.
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